Significado da Sacarose
Sacarose é uma substância química extraída da cana-de-açúcar, da beterraba e de algumas frutas, podendo ser utilizada na produção do “açúcar de mesa” e de outros produtos adocicados, como geleias, xaropes e doces.
A sacarose é classificada como um dissacarídeo, e sua fórmula química é C12H22O11.
Massa molar da sacarose: 342.24 g mol-1
A sacarose é formada através da condensação de uma molécula de frutose e uma de glicose, como um resultado da fotossíntese produzida pela planta.
Entre as principais características da sacarose está o seu sabor doce, a sua aparência de cristais brancos e a capacidade de se dissolver na água.
Sacarose, Glicose e Frutose
Enquanto a sacarose é classificada como um carboidrato dissacarídeo, a glicose e a frutose pertencem ao grupo dos monossacarídeos, pois não sofrem hidrólise (quebra de moléculas através da adição de água).
Quando a sacarose sofre hidrólise, no entanto, ocorre o processo inverso ao da sua formação, ou seja, formam-se dois monossacarídeos em seu lugar: a glicose e a frutose.
A glicose costuma estar presente nas frutas, nas massas e no sangue dos mamíferos. A frutose, por outro lado, apenas é comum nas frutas e no mel.
É preciso estar atento para a quantidade ideal de ingestão de cada uma dessas substâncias, pois podem ser prejudiciais a saúde se em exagero, assim como a sua escassez no organismo também pode representar um problema.
Saiba mais sobre o significado da glicose.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário