Pular para o conteúdo principal

Significado de Escola

O que significa Escola


É a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo.  

A palavra escola vem do grego scholé, que significa 'ócio' - o mesmo que “lazer ou tempo livre”. Este significado advém do conceito de escola na Grécia Antiga, que reunia seus cidadãos em seus momentos livres para discutirem sobre filosofia, ideologias e práticas sociais do seu cotidiano. 

O surgimento e desenvolvimento da escola no mundo

Em 2000 a.C., no período da Grécia Antiga, as escolas tinham por objetivo educar homens em sua formação integral, ou seja, desenvolver sua ética, pensamento político e o seu conhecimento religioso.

Entretanto, com a queda da Grécia Antiga para Roma em 763 a.C., as escolas passaram a ter como função formar homens com capacidade crítica, através de ensinamentos sobre filosofia, aritmética, política e artes, onde o professor (grandes filósofos) incentivava a construção de ideologias baseadas no comportamento social da época e não em seus próprios conhecimentos.  

Ao longo desse período, a escola formava apenas pessoas do sexo masculino, considerados cidadãos greco-romanos, com o objetivo de torná-los dirigentes do povo, como políticos ou representantes religiosos.

A instituição representava uma troca de ideias construtivas, onde as pessoas eram livres para desenvolver seus próprios pensamentos e conclusões.

greciaescola
Imagem representando o sistema educacional Greco-romana.

Entenda tudo sobre a história da Grécia Antiga

Com o domínio social e religioso da Igreja Católica na Idade Média, o direito à educação passou a ser restringido somente à elite clériga, sendo as outras classes sociais excluídas de qualquer conhecimento ou ensino lecionado.

Os professores da época eram os próprios religiosos, que ensinavam a ler e a escrever, baseados em estudos da Igreja Católica. As classes aconteciam dentro dos mosteiros, com crianças e adultos dividindo o mesmo ambiente e ensinamentos.  

Foi a partir do desenvolvimento da economia neste período que os nobres perceberam a necessidade de ler, escrever e contar para os seus negócios. A elite entendeu que com o surgimento do capitalismo e o crescimento econômico, precisariam cada vez mais de pessoas instruídas e capacitadas na operação de máquinas e na realização de negociações.

A escola, então, passa a ter um novo sentido: formar trabalhadores selecionados pela nobreza para atuarem no mercado de trabalho em prol do desenvolvimento econômico.   

O surgimento do ensino público no mundo

Em 28 de outubro de 1717, o então déspota da Prússia, Friedrich Wilhelm I, decretou a obrigatoriedade do ensino para crianças de 5 a 12 anos em seu pais. Porém, a instituição escolar da época ainda era seletiva, ou seja, apenas alguns alunos eram escolhidos para terem acesso ao ensino público.  

Entretanto, o maior marco na história da educação pública aconteceu durante a Revolução Francesa, em 1789. Neste ano, a França instituiu a primeira escola pública com a gestão do Estado, para os cidadãos franceses.

Anos mais tarde, em 1792, a França também protagonizou mais um marco na educação mundial: suas escolas públicas foram declaradas como laicas, isto é: livres de qualquer influência religiosa, principalmente da Igreja Católica que dominava o sistema educacional geral até então.  

A escola como direito de todos 

Com o surgimento das escolas pública na Europa, outros continentes também adaptaram a sua educação usando o modelo europeu como exemplo.

Entretanto, apenas no século XX, precisamente em 1948, que as Nações Unidas declarou a escola como direito de todo ser humano, assegurado pelo Artigo 26 da Declaração dos Direitos Humanos, conforme abaixo: 

Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

Após esse decreto, ficou como dever do Estado disponibilizar e manter o ensino básico regular, dando o direito aos pais de escolherem o modelo educacional que melhor se adequasse e fizesse sentido para os seus filhos. 

Tipo de escolas

No Brasil, esses modelos educacionais foram sendo adotados gradativamente ao longo dos anos de estudos pedagógicos nacionais e internacionais. Atualmente, as escolas podem seguir uma das seguintes linhas: 

  • Escola Tradicional: esse é a linha pedagógica mais comuns nas escolas brasileiras. A Escola Tradicional coloca o professor no plano central do ensino, como detentor de todo conhecimento, e o aluno como receptor passivo da informação. O professor transmite o ensino de forma clara e avalia os alunos através de provas, trabalhos e lições de casa, que funcionam como um termômetro que avalia o nível de conhecimento adquirido pelo aluno em cada disciplina.
  • Escola Freiriana: essa linha é baseada na teoria de um dos maiores pedagogos brasileiros, o Paulo Freire. A escola Freiriana defende o desenvolvimento crítico do aluno através de ações práticas dentro da sala de aula. Aqui, o professor apresenta conteúdos para os seus alunos, levando em consideração suas vivências sociais, culturais, como humanos individuais, tornando a aprendizagem mútua entre professor e aluno. O objetivo central da Escola Freiriana é fazer com que o aluno conheça o seu poder de transformação dentro do mundo. Ela foi idealizada para não aplicar provas ou qualquer outro método de avaliação, por respeitar o ritmo e a visão de aprendizagem individuais.
  • Escola Montessoriana: criada pela educadora Italiana Maria Montessori, a linha Montessoriana tem por ideia central que o aluno consiga adquirir conhecimento de forma independente, através das atividades apresentadas pelo professor dentro de sala de aula. Aqui, o professor é como um guia e tem por objetivo ajudar os alunos a criarem senso de responsabilidade pela sua própria trajetória de conhecimento, voltada unicamente para a realidade de cada um. 
  • Escola Construtivista: nessa linha pedagógica, que tem Lev Vygotsky e Jean Piaget como principais inspirações, o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizado. Ou seja, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, ela funciona como suporte, permitindo que o aluno crie e experimente o seu próprio processo de aprendizado. Assim como na escola Freiriana, aqui não se aplicam provas ou qualquer outro tipo de avaliação. 
  • Escola Waldorf: é um sistema baseado nos estudos de Rudolf Steiner e visa o desenvolvimento integral do aluno, ou seja, não só o seu aspecto intelectual, mas também o corporal, anímico e espiritual. O direcionamento dado ao aluno aqui é 'educação para liberdade', desenvolvendo-os no seu sentido humano, em prol de uma vida social plena. Um professor é escolhido para acompanhar os alunos individualmente em todos os seus ciclos e também não há avaliações.  

O surgimento das escolas no Brasil 

A escola no Brasil iniciou-se com sentido religioso, ainda no Brasil Colonial. Em 1549 a Companhia de Jesus, formada pelos jesuítas, chegou ao Brasil usando a educação para catequizar os índios, ensinando-os a religião católica.

A educação em seu sentido pleno, com a alfabetização e ensino das ciências exatas e humanas, era direcionado apenas aos filhos dos nobres portugueses que residiam no Brasil ou aos sacerdotes, importantes figuras religiosas.  

indios
Pintura representativa da Companhia de Jesus catequizando os índios no Brasil Colonial 

Até o século XIX, as escolas no Brasil eram instituições assistemáticas, com ensino tradicional e com poucos locais físicos para abrigar os alunos. Foi somente na 'Era Vargas' que a escola foi declarada como direito à todos os cidadãos, assegurada pela Constituição de 1988.  

No século XX muitos educadores, com Paulo Freire, modificaram o rumo das escolas no Brasil, juntamente com os modelos educacionais, trazendo novos conceitos para as funções da escola na vida dos cidadãos.  

As funções da escola na formação do cidadão

A escola, assim como a família, tem funções essenciais no desenvolvimento e formação dos indivíduos como cidadãos, profissionais e principalmente como seres humanos. Além dos seus deveres práticos, como a alfabetização, a escola também tem três importantes missões na vida dos seus alunos: 

  • Socializar: preparar o indivíduo para a vida em sociedade, ensinando a cultura local, símbolos, política e a linguagem nativa;
  • Humanizar: mostrar ao indivíduo as diferenças sociais, religiosas e culturais, tornado-o apto a conviver pacificamente com o outro; 
  • Ensinar: alfabetizar e educar cognitivamente o indivíduo, preparando-o para o mundo profissional e acadêmico; 
  • Desenvolver o senso crítico: preparar o aluno para pesquisar, questionar e refletir sobre conceitos sociais, pessoais e políticos, construindo suas próprias opiniões, fugindo da possível alienação do senso comum. 

Divisão da educação básica no Brasil

No Brasil, o ciclo básico de ensino divide-se em: 

  • Educação Infantil: duração de 4 anos, com alunos de 0 a 3 anos; 
  • Pré-escola: duração de 3 anos, com alunos de 4 a 6 anos; 
  • Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; 
  • Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; 

Cada ciclo pode ser disponibilizado por escolas estaduais (na gestão do Governo de cada estado), escolas municipais (na gestão dos Municípios) ou escolas particulares (gestão privada). 

A importância da escola inclusiva no Brasil   

Um dos maiores desafios atuais das escolas brasileiras é a inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Pelo MEC (Ministério da Educação) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino inclusivo é obrigatório no Brasil, sendo dever das escolas e do Estado de disponibilizar projetos que envolvam ações de integração e estratégias de ensino que consigam atender à todos os alunos.  

Entretanto, o cenário atual ainda é preocupante quanto a inclusão. Muitas escolas não possuem boas instalações e até mesmo profissionais capacitados, que possam lecionar e incluir alunos portadores de deficiência. 

Movimento Escola Sem Partido 

O Movimento Escola Sem Partido foi criado pelo procurador Miguel Nagib, em 2004, motivado pela sua opinião contrária a qualquer tipo de propagação política ou ideológica dentro das escolas brasileiras.

O projeto, considerado por seu idealizador como não-governamental e sem fins lucrativos, tem por objetivo criar meios para que os professores não transfiram ou explicitem aos seus alunos, suas opiniões morais e políticas, para que os mesmos não sejam influenciados em suas próprias concepções.

Esta iniciativa se tornou projeto de lei no Rio de Janeiro em 2014 (PL 2974/2014), sendo que a partir de então foram apresentados projetos em outros estados também.

Veja também o significado de:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso

Significado de Diamante

O que significa Diamante O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa  formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas. Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo . Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração , principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. Origem do diamante O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natu

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o

Significado de Hexagrama

O que significa Hexagrama Hexagrama é uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas , composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. O hexagrama é considerado um dos símbolos do judaísmo , sob o nome de Estrela de Davi ou Selo de Davi. Tradicionalmente, no entanto, o hexagrama também é usado em diferentes culturas pagãs, principalmente entre os esotéricos e feiticeiros. Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc). Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos. De acordo com o tipo de seita ou doutrina, os hexagramas costumam variar de aspecto, mas mantendo sempre a base das seis pontas. Saiba mais sobre o significado do Ocultismo e do Pentagrama . Hexagrama e Estrela de Davi Existem algumas diferenças que costumam passar despercebida