O que significa Big Bang
Big Bang (ou “Grande Explosão”) é uma teoria científica que tenta explicar a origem do universo a partir da sua contínua expansão, que cria um distanciamento cada vez maior entre as galáxias.
Estima-se que o Big Bang tenha acontecido há aproximadamente 14 bilhões de anos, data em que o universo teria começado a se expandir e a criar os primeiros elementos essenciais para a vida.
Acredita-se que o tempo e o espaço, assim como outras grandezas como a força gravitacional e o eletromagnetismo, também surgiram a partir do Big Bang.
De acordo com a teoria, o universo era extremamente quente e denso. Com a densidade comprimida em apenas um determinado ponto, houve um colapso e, por consequência, uma grande libertação de energia. Este momento é conhecido como o “Big Bang”.
Após esta “explosão”, toda a energia começou a se expandir rapidamente e, ao longo dos anos, o universo começou a se resfriar, permitindo a criação dos primeiros elementos, como o hidrogênio, por exemplo.
Com o surgimento de grandes nuvens de hidrogênio, estas foram ficando cada vez mais quentes e densas, até que também entraram em colapso e formaram as primeiras estrelas no universo.
Tendo como base a Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein (1879 – 1955), além dos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889 – 1953) e Milton Humason (1891 – 1972), a teoria do Big Bang foi oficialmente anunciada apenas em 1948.
Saiba mais sobre o significado da Teoria da Relatividade.
O físico norte-americano George Gamow (1904 – 1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento desta teoria.
Existem diversas outras teorias cosmológicas que tentam elucidar o processo que deu origem ao universo. No entanto, a teoria do Big Bang continua a ser a mais aceita na comunidade científica.
Ver também: o significado do Universo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário