Significado do Clima tropical
Clima tropical é uma zona climática localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, caracterizada por ser predominantemente quente e chuvoso.
A média anual das temperaturas nas regiões de clima tropical é superior aos 20 graus Celsius.
Não existem estações climáticas como ocorre nas regiões temperadas do planeta, variando apenas entre períodos de precipitações mais intensas e secas. Mas, por norma, o volume de chuva é uniforme em quase todos os meses do ano.
Grande parte do território brasileiro pertence ao clima tropical, assim como algumas regiões do continente africano, o sul da Ásia e o Norte da Oceania.
Características do Clima Tropical
- Megatérmico (temperatura média anual superior aos 20 graus Celsius);
- Não existem estações do ano definidas;
- Chuvas constantes;
- Baixa amplitude térmica;
- Existência de duas estações específicas: seca e chuvosa.
De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, o clima tropical engloba outros subclimas, como: clima equatorial, clima tropical seco, clima tropical úmido e o clima tropical de monções.
Clima equatorial
Localizado nas regiões próximas a linha do equador. Apresenta baixa amplitude térmica e elevadas temperaturas o ano inteiro, assim como um abundante índice pluviométrico (chuvas constantes).
No Brasil, este clima está presente na região Norte, principalmente na zona da floresta amazônica.
Clima tropical seco
Marcado por um período de estiagem anual, quando a média mensal de chuvas atinge um valor inferior aos 60 mm.
Normalmente, a estação seca ocorre durante o período de inverno. No Brasil, nas regiões de clima tropical seco, as chuvas costumam ser mais escassas entre os meses de maio e setembro.
Clima tropical úmido
Presente nas regiões tropicais que estejam próximas ao literal. Caracteriza-se pelas constantes e altas temperaturas, assim como o elevado teor de umidade no ar. As chuvas são constantes.
Saiba mais sobre o significado dos Climas.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário