O que significa Íons
Íons são um componente químico que resultam do processo de perda ou ganho de elétrons por meio de reações eletricamente carregadas.
Este componente químico aparece nas reações a partir da necessidade do átomo de ter a mesma quantidade de prótons e elétrons.
Cátion e Ânion
O íon é classificado de acordo com a carga elétrica que recebe. Se esta carga for negativa, ele é classificado como ânion, que é atraído pelo ânodo, elétrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado.
Já se a carga for positiva, o íon é classificado como cátion e é atraído pelo cátodo, elétrodo que que a corrente elétrica abandona um aparelho elétrico polarizado.
Os íons também podem ser denominados conforme o número de íons recebidos. É o caso do magnésio (Mg2+), que é chamado de cátion bivalente ou simplesmente íon bivalente positivo, ou o flúor (F-), que é chamado de ânion monovalente ou íon monovalente negativo.
Ligação iônica
Os íons também podem fazer ligações entre íons positivos e negativos. Esta é a chamada ligação iônica, onde tem-se como exemplo o que ocorre na formação do cloreto de sódio, o sal de cozinha. Neste caso, o sódio (Na+) se liga ao cloro (Cl -), conforme a reação abaixo:
Na+ + Cl- → NaCl
Potencial de ionização
O íon também precisa de uma energia mínima para que um elétron seja retirado da sua eletrosfera, sobretudo quando ele se encontra em estado gasoso e não sofreu qualquer estímulo. Este é o chamado potencial de ionização.
Desta forma, quanto maior for a energia que o átomo recebe, menor será a tendência dele se tornar um cátion (íon positivo).
Os halogênios são os elementos que apresentam os maiores potenciais de ionização. Ao contrário dos metais, em geral.
Veja também o significado de Ionizar e Ionizante.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário