Significado da Litosfera
Litosfera é uma das camadas que forma um planeta rochoso. Consiste na parte sólida externa deste, que normalmente é formada pelo solo e rochas.
A litosfera do planeta Terra é formada pela crosta terrestre, que está dividida em diferentes placas tectónicas. Neste caso, esta camada costuma variar de espessura, entre 50 km e 200 km.
É na litosfera que ocorrem alguns dos fenômenos geológicos mais usuais, como as erupções vulcânicas e os terremotos, que ocorrem devido ao choque das placas tectónicas.
Ver também: significado de Placas Tectónicas.
A litosfera é formada por três principais tipos de rochas: rochas ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Abaixo da litosfera está a Astenosfera, uma camada formada por uma composição elástica e submetida a temperaturas muito elevadas, devido a sua proximidade com o núcleo do planeta. Já a litosfera, por estar afastada deste núcleo, a sua estrutura é mais sólida e com temperaturas baixas.
Etimologicamente, a palavra litosfera se originou a partir do grego lithos, que significa literalmente 'pedra'.
Ver também: significado de Biosfera.
Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera
Ao lado da litosfera está a hidrosfera e a atmosfera, camadas estas que juntas formam a biosfera, ambiente que é responsável por suportar a vida na Terra.
A atmosfera é a camada gasosa que envolve e acompanha o planeta Terra. Entre as várias funções da atmosfera, a principal é garantir o equilíbrio da temperatura do planeta.
Saiba mais sobre o significado da Atmosfera.
A hidrosfera corresponde a parte líquida que cobre a superfície do planeta. Compreende todos os oceanos, rios, riachos, lagos, mares, águas subterrâneas, assim como as águas glaciais e o vapor de água.
Ao todo, a hidrosfera representa 70% de toda a superfície da Terra. Aliás, a vida só é possível de existir graças a união das condições da hidrosfera e atmosfera do nosso planeta.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário