O que significa VCM
VCM é o Volume Corpuscular Médio e indica o tamanho médio dos glóbulos vermelhos, também conhecido por hemácias. Seu cálculo ajuda no diagnóstico de algumas doenças, como a anemia.
O índice do VCM é medido por unidade de fentolitro (fL) e a sua análise é feita no Hemograma, dentro do grupo dos índices hematimétricos.
A função dos Glóbulos Vermelhos e a sua importância para o nosso organismo
Os glóbulos, juntamente com as plaquetas, têm uma representatividade de larga escala na composição do sangue: cerca de 47%. Eles são as células vermelhas do sangue e circulam pelos vasos sanguíneos, como as artérias, que conduzem o sangue do coração para os tecidos do corpo e órgãos, e as veias, que no processo de condução, fazem o caminho inverso das artérias.
Os Glóbulos Vermelhos têm em sua composição o ferro e a hemoglobina: a responsável pela cor vermelha do sangue. e a sua principal função é transportar gases, em especial, o oxigênio, para as células de todo o corpo.
Saiba mais sobre os Glóbulos Vermelhos e a sua importância para o funcionamento do nosso organismo.
Interpretando os índices do VCM no Hemograma
O Hemograma é um exame de sangue responsável por analisar os índices dos glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, podendo diagnosticar doenças que mexam com a composição do sangue, como: anemia, leucemia, hemorragia, infecções bacterianas e alergias.
Dentro de toda a análise do Hemograma, encontramos o VCM, encarregado por apontar possíveis alterações que indicam o aumento ou diminuição dos glóbulos vermelhos, acarretando alguns tipos de distúrbios, caso seu índice esteja alterado.
VCM normal
Os índices de referência de um VCM podem variar de acordo com o laboratório. Porém, em sua maioria, o valor normal é entre 80 e 100 fL (fentolitro) em adultos.
O índice normal de VCM indica que as hemácias estão em seus tamanhos regulares e cumprindo as suas funções de maneira correta.
Confira abaixo os números de referências básicas do VCM por idade:
Recém-nascidos | 77.0 a 101.0 fL |
Bebês até um ano | 77.0 a 95.0 fL |
Crianças acima de 10 anos | 80.0 a 100.0 fL |
Mulheres Adultas | 80.0 a 100.0 fL |
Homens Adultos | 80.0 a 100.0 fL |
VCM alto: o que pode ser?
Quando o VCM está alto, ou seja, ultrapassa o valor de 96 fL, indica que os glóbulos vermelhos estão grandes, apontando uma anisocitose: desproporção do tamanho das células sanguíneas.
O valor alto do VCM pode indicar dois tipos de anemias macrocíticas: megaloblástica perniciosa, quando o trato gastrointestinal não consegue absorver a vitamina B12, ou a megaloblástica por deficiência de vitamina B12, que ocorre quando o indivíduo não ingere alimentos que contém a vitamina B12.
Além de indicar uma possível anemia, o nível alto do VCM também ocorre quando o indivíduo é dependente de bebidas alcoólicas, ou possui síndrome mielodisplásica e hipotireoidismo.
Saiba mais sobre a Anisocitose.
VCM baixo: o que pode ser?
Um VCM baixo, ou seja, menor que 80 fL, indica que o tamanho dos glóbulos vermelhos está reduzido, diagnosticando uma anemia microcítica, como a ferropriva, que é causada pela deficiência de ferro, apontando a necessidade de mudança nos hábitos alimentares, com a ingestão de alimentos ricos em ferro.
RDW e a sua importância no cálculo do VCM
RDW corresponde a Red Cell Distribution Width, que em português significa a Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, e a sua função é avaliar a anisocitose: variação de tamanho dos glóbulos vermelhos.
O RDW funciona como um desvio padrão do VCM, pois se um paciente tem os glóbulos vermelhos aumentados e diminuídos ao mesmo tempo, o seu índice de VCM no hemograma pode ser normal.
Assim, o RDW consegue indicar possíveis doenças como anemias, diabetes e problemas hepáticos, mesmo que o valor do VCM esteja normal frente aos números de referencia.
Saiba mais sobre o significado e tipos de Anemia.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário