O que significa Eclipse solar
Eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta.
Para que haja um eclipse solar são necessárias algumas condições básicas. Além da lua estar na sua fase Nova, esta também deve atravessar o plano orbital da Terra, chamado de “linha de nodos”.
Como a trajetória de órbita da lua ao redor da Terra é diferente do da Terra ao redor do Sol, este “cruzamento” entre as órbitas só ocorre em média duas vezes ao ano.
Se ambos os corpos celestes (Terra e Lua) tivessem o mesmo ritmo e linha orbital, toda vez que a lua estivesse na sua fase nova, haveria um eclipse solar.
Saiba mais sobre o significado dos Eclipses.
Tipos de Eclipses Solares
Os eclipses solares podem ser de dois principais tipos: totais ou parciais. No primeiro caso, a luminosidade do Sol é totalmente escondida pela lua, enquanto que no eclipse parcial, apenas parte da luz do Sol é ocultada pelo satélite natural.
O que caracteriza o eclipse solar total é a ausência momentânea da luz do sol em determinada região. Neste caso, a lua está numa etapa da trajetória orbital bastante próxima da Terra, fazendo com que haja a ilusão de ótica de ter o mesmo tamanho que o sol. As zonas onde a luz do sol é totalmente bloqueada pela lua são chamadas de umbrais.
Por sua vez, o local onde a luz do sol fica parcialmente ocultada pela lua é chamado de penumbral, e caracteriza os eclipses solares parciais.
Os eclipses totais podem ter até 7 minutos de duração, enquanto os parciais atingem a marca máxima de até 13 minutos.
Ainda existem outros gêneros diferentes de eclipses solares: anular e híbrido.
Também conhecido por eclipse anelar ou eclipse em anel, o eclipse anular ocorre quando a lua está na sua órbita mais distante da Terra e não consegue cobrir totalmente o sol, formando uma espécie de “anel solar” ao redor da silhueta do satélite natural.
O eclipse híbrido ocorre quando o posicionamento da lua faz com que o eclipse possa ver visto como total em determinadas áreas da Terra e parcial em outras.
Veja também o significado de Penumbra.
Diferença entre Eclipse solar e Eclipse lunar
O eclipse solar ocorre quando a lua está na sua fase Nova, ou seja, a sua órbita está entre o sol e a Terra.
Já o eclipse lunar só acontece quando a lua está cheia, neste caso o planeta Terra está entre o sol e o satélite natural.
Ambos os casos são classificados como fenômenos astronômicos e podem ser observados a olho nu a partir do planeta Terra, de acordo com as condições climáticas ideais.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário