O que significa Granizo
Granizo é uma chuva de gelo, que ocorre quando a precipitação cai do céu em forma de pedaços de gelo, que costumam ter entre 0,5 cm e 5 cm de diâmetro.
São raras as pessoas que morrem durante uma tempestade com granizo, mas caso os pedaços de gelo sejam grandes, podem provocar sérios danos e prejuízos materiais, além de ser uma ameaça para animais e colheitas. Em caso de chuva de granizo, o aconselhável é procurar um local coberto e se proteger das pedras de gelo.
Como se forma o granizo?
Os granizos são formados somente a partir de um tipo de nuvem específica chamada cumolonimbus, que apresenta a característica de ter um grande desenvolvimento vertical e se formar, principalmente, nas areas tropicais mais elevadas do planeta.
O granizo costuma se formar em tempestades com correntes de ar ascendentes e intensas, em nuvens cumolonimbus com grande extensão vertical (baixas temperaturas) e concentração de água líquida. Assim, em elevada altitude as partículas de água congelam e quando atingem determinado peso, superior ao suportado pelas correntes de ar, a precipitação das 'pedras' de gelo começa.
Ver também: significado de Clima.
Granizo ou granito
Ambos os termos existem na língua portuguesa, mas possuem significados totalmente diferentes.
O granizo, como dito, consiste num tipo de precipitação que ocorre nas nuvens cumolonimbus, fazendo com que a chuva seja formada por pedras de gelo.
O granito, por outro lado, é um tipo de rocha originada a partir do resfriamento do magma (rocha ígnea), sendo formada por diversos minerais (mica, quartzo e feldspato).
A pedra de granito costuma ser usada para a produção de peças de móveis, como bancadas de cozinha ou de banheiro, por exemplo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário