O que significa Umidade
Umidade é relativo a quantidade de vapor d'água presente em determinado espaço, ou seja, quando há água em forma de vapor no ar. Também pode se referir a qualidade do que está úmido ou ligeiramente molhado.
Muitas pessoas têm dúvida sobre qual a grafia correta desta palavra: umidade ou humidade. Ambas existem e estão corretas na língua portuguesa, sendo que umidade é usado no português do Brasil e humidade no português de Portugal.
Alguns dos principais sinônimos de umidade são: aquosidade, lubricidade, molúria, sereno, garoa, relento, orvalho e lentura.
Umidade relativa do ar
Nos estudos meteorológicos, para definir o índice de umidade relativa do ar, deve-se relacionar a umidade absoluta (toda a água presente no ar em determinada parte da atmosfera) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que poderia haver sob determinada temperatura).
Saiba mais sobre o significado da Temperatura.
A umidade atmosférica tem um papel fundamental na definição do clima, afetando desde a dinâmica climática até a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Por exemplo, quando a umidade do ar está muito baixa (inferior aos 30%), problemas respiratórios costumam ser frequentes, como alergias, asmas e sinusites. Quando a umidade está elevada, por outro lado, costuma ser comum o aparecimento de mofos, fungos e bolores.
Em ambientes com umidade atmosférica elevada, a sensação térmica costuma aumentar, dando a impressão de estar mais calor. Por outro lado, quando a umidade está baixa (algo que ocorre principalmente nos desertos) a amplitude térmica costuma ser maior, fazendo com que os dias sejam quentes e as noites muito frias.
Assim, a umidade relativa do ar varia de acordo com a temperatura do ambiente e com a presença (ou não) de vegetações densas, rios e outros elementos.
Por norma, a umidade do ar ideal no mundo atinge em média os 60%, sendo que nos desertos este valor costuma chegar aos 15%.
Ver também: significado de Atmosfera.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário