Significado do Homo sapiens
Homo sapiens é o nome dado à espécie dos seres humanos, de acordo com a classificação taxonômica. Esta é uma expressão latina que significa literalmente “homem sábio” ou “homem que sabe”.
Estima-se que os primeiros Homo sapiens tenham aparecido entre aproximadamente 300 mil e 100 mil anos atrás, na atual região do leste africano.
A principal característica que marca o Homo sapiens é a sua capacidade de pensar e raciocinar, qualidade esta que é única entre os seres desta espécie. Além disso, o Homo sapiens é conhecido por suas complexas estruturas sociais e sistemas de comunicação.
Os Homo sapiens, supostamente, evoluíram a partir do Homo erectus, espécie antecessora que surgiu há cerca de 1,5 milhões de anos e já possuía características fisiológicas bastante semelhantes ao do homem moderno, como a postura e as dimensões do cérebro.
Saiba mais sobre o Homo erectus e Homo sapiens sapiens.
A taxonomia completa do ser humano contemporâneo é:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Subfilo: Vertebrata
- Classe: Mammalia
- Ordem: Primata
- Subordem: Antropoidea
- Superfamília: Hominoidea
- Família: Hominidea
- Gênero: Homo
- Espécie: Homo sapiens
- Subespécie: Homo sapiens sapiens.
Antes do surgimento do Homo sapiens sapiens (os seres humanos contemporâneos), outras subespécies de Homo sapiens também habitaram a Terra. No entanto, o Homo sapiens sapiens (que significa “homem que sabe o que sabe”) é o único membro da espécie que conseguiu sobreviver. Todas as outras subespécies foram extintas, como o Homo sapiens idaltu e o Homo sapiens neanderthalensis, por exemplo.
Também conhecido como “Homem de Neandertal”, esta subespécie do Homo sapiens chegou a conviver com o Homo sapiens sapiens, mas foi extinta há aproximadamente 30 mil anos.
Saiba mais sobre o significado de Taxonomia.
Características do Homo sapiens
Os seres desta espécie apresentam um cérebro altamente desenvolvido, capazes de desenvolver um sistema de linguagem complexo, raciocínios abstratos e a resolução de problemas.
Além disso, os Homo sapiens também têm o corpo ereto, com habilidade e destreza nos membros inferiores e superiores, como a capacidade de manipular diversos objetos com as suas mãos, por exemplo.
A capacidade de criar também é um dos frutos da inteligência dos Homo sapiens, que em conjunto com a sua desenvoltura corporal faz com que consiga criar e utilizar ferramentas que auxiliam a alterar o ambiente a sua volta com o objetivo de favorecer o seu bem-estar.
Ver também: o significado do Evolucionismo.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário