O que significa Pau-brasil
O pau-brasil (paubrasilia echinata) é uma árvore originária do Brasil, que ocorre na zona da Mata Atlântica, especialmente na região nordeste do Brasil. Pode ser encontrado na zona litorânea do país, desde o estado do Ceará até o Rio de Janeiro.
Foi a descoberta da existência desta espécie que deu origem ao nome do país, depois da chegada dos navegadores portugueses no Brasil. Inicialmente o nome dado ao país foi Terra Brasilis, sendo depois modificado para Brasil.
Características do pau-brasil
A árvore pode chegar a atingir 15 metros de altura e pode viver por aproximadamente 300 anos. Há registros de que antigamente as árvores podiam atingir 30 metros ou mais. Entretanto, em razão da exploração e da diminuição da espécie isso já não acontece mais.
Possui madeira em tons escuros e com características bem específicas: é rígida, muito resistente e pesada. Por esse motivo foi muito estratificada para uso em marcenaria.
A resina da árvore possui uma intensa cor avermelhada. É provavelmente por esse motivo que a árvore recebeu o nome de pau-brasil, pela origem na palavra brasa (bersil), que remete aos tons terrosos e avermelhados de sua casca e de sua resina.
O pau-brasil possui flores amarelas, conhecidas pelo seu perfume marcante. A árvore floresce somente uma vez por ano, entre os meses de setembro e outubro.
Já o fruto é verde. É muito semelhante a uma vagem, mas com espinhos por toda sua extensão. Depois de amadurecer, entre novembro e janeiro, ele escurece, se torna marrom e libera as sementes.
Outros nomes
Além do nome mais conhecido, o pau-brasil também recebe outras denominações:
- pau-de-pernambuco,
- pau de tinta,
- pau rosado,
- pau vermelho,
- árvore do brasil,
- brasileto,
- ibirapitã,
- ibirapiranga,
- ibirapitanga.
Exploração do pau-brasil
A história da exploração da árvore se mistura com a chegada dos navegadores portugueses ao Brasil, estendendo-se por todo período de colonização. O pau-brasil foi a primeira forma de exploração utilizada pelos portugueses, sendo, provavelmente, o primeiro negócio e fonte de riqueza da Coroa Portuguesa no país.
Da árvore eram utilizadas duas partes: a madeira e a resina. A madeira, por sua característica de resistência e durabilidade, foi utilizada para construção de móveis luxuosos. Já a resina, de cor avermelhada, era extraída e utilizada como tintura para tecidos. O colorante feito a partir do pau-brasil era chamado de brasileína.
O uso da resina como corante não foi uma descoberta dos portugueses. Quando chegaram ao Brasil este processo já era feito pelos índios que habitavam as terras brasileiras, sendo, portanto, apropriado e explorado pelos portugueses. O uso da resina como corante só deixou de acontecer no século XIX, depois do surgimento dos corantes artificiais.
A exploração do pau-brasil foi feita, inicialmente com o trabalho escravo dos índios que já viviam em terras brasileiras. O uso e a exploração do pau-brasil nesse período foram muito intensos, causando uma diminuição considerável na quantidade de árvores. Por isso a espécie chegou a ser considerada em extinção.
Leia também o significado de Extrativismo.
O pau-brasil atualmente
Hoje em dia o pau-brasil não é facilmente encontrado. Os exemplares que ainda existem podem ser encontrados em áreas de preservação da espécie.
Atualmente a madeira da árvore é utilizada para uma finalidade específica, que em nada lembra a exploração inicial da árvore. Em função da durabilidade, peso e resistência, ela é utilizada na construção de violinos, que podem atingir altos preços de venda. Países como França e Alemanha e China estão entre os grandes importadores de violinos feitos com madeira de pau-brasil.
Preservação do pau-brasil
No ano de 2012 o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa Nacional de Conservação do pau-brasil. A iniciativa surgiu para promover a criação de ações que garantam a preservação da espécie que deu origem ao nome do país.
Entre as atividades que fazem parte do programa de conservação estão: a identificação das áreas em que a espécie ainda existe e a criação de medidas que coloquem em prática o Plano de Ação Nacional do pau-brasil.
Patrimônio nacional
Em virtude de sua importância para a história do país, o pau-brasil recebeu o título de Árvore Nacional no ano de 1978, através da publicação da lei nº 6607/78.
O dia 3 de maio foi escolhido como data comemorativa do Dia do pau-brasil, para relembrar a importância da preservação da árvore.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário