O que significa Histologia
Histologia é o ramo da ciência que estuda os tecidos biológicos, seja de animais ou plantas. Este ramo observa a formação, a estrutura e a função dos tecidos vivos.
Os tecidos são formados a partir da junção de várias células. Então, a análise feita para este estudo é em escala microscópica, sendo para isso necessário o uso de equipamentos que permitam a observação das células. Aliás, a histologia somente conseguiu se desenvolver após a invenção do microscópio óptico.
Como disciplina, a histologia faz parte das Ciências Biológicas e da Saúde. Na Biologia, no entanto, costuma ser subdividida de acordo com o enfoque dado ao objeto de estudo. Por exemplo, a Histologia Animal, estuda os tecidos dos animais; a Histologia Vegetal, estuda os tecidos dos vegetais; e a Histologia Humana, se destina ao estudo dos tecidos do corpo humano.
Etimologicamente, a palavra histologia se originou a partir da junção dos termo gregos hystos, que significa 'tecido', e logos, que quer dizer 'estudo'.
Histologia humana
No organismo humano, de acordo com a divisão feita pela histologia, os tecidos são organizados em quatro grupos básicos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Cada um desses tecidos apresenta organização e funções particulares:
- Tecido epitelial: células bastante próximas, servindo principalmente para revestir e proteger superfícies internas e externas do corpo. Protege o corpo contra a penetração de microrganismos e outras agressões físicas.
- Tecido conjuntivo: células com espaços entre si, servindo para garantir a sustentação e conexão entre os demais tecidos e órgãos do corpo. Serve para unir e separar os órgãos.
- Tecido muscular: células têm aspecto alongado. Serve para que o corpo possa se movimentar e deslocar. O tecido liso, estriado e esquelético são alguns exemplos.
- Tecido nervoso: formado pelos neurônios e por neuróglias (células protetoras e de sustentação). Responsável por gerenciar todas as funções vitais do organismo.
Saiba mais sobre as Características do tecido epitelial.
Histologia vegetal
Por outro lado, os tecidos vegetais são divididos em dois principais grupos: tecidos meristemáticos e tecidos adultos.
Os meristemas se caracterizam por apresentarem grande capacidade de divisão celular (mitose) e serem formados por células indiferenciadas.
A partir do desenvolvimento dos tecidos meristemáticos são formados os tecidos adultos (os tecidos permanentes da planta), que apresentam funções específicas e são divididos em: tecidos de revestimento, tecidos de preenchimento (parênquimas), tecidos de sustentação e tecidos de condução.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário