O que significa Blackface
Blackface é o nome dado para a caracterização de personagens do teatro com estereótipos racistas atribuídos aos negros.
Na tradução literal do inglês, blackface significa “rosto negro”, em português.
Os blackfaces surgiram no começo do século XIX nos Estados Unidos, como uma das atrações dos Minstrel Shows (shows de menestréis ou jograis), que eram bastante populares naquela época.
Os atores brancos utilizavam carvão de cortiça e outras tintas para pintar os seus rostos de preto, com exceção dos olhos e lábios (estes eram realçados com uma coloração vermelha intensa).
A intenção era representar personagens afro-americanos, satirizando e ridicularizando de modo extravagante os negros que, normalmente, eram apresentados com personalidades pejorativas (como ignorantes, bêbados, vadios e etc).
As apresentações tinham como público-alvo ex-escravistas e pessoas majoritariamente brancas.
Além de ajudar a potencializar os estereótipos racistas contra os negros, o blackface também impedia a abertura de espaço para que os negros pudessem participar do núcleo de espetáculos teatrais.
Entre 1840 e 1890, as performances dos blackfaces nos shows de menestréis foram as mais populares formas de entretenimento em toda a América do Norte.
Com o grande sucesso do blackface, no começo do século XX, este que era a princípio uma atração dos menestréis, passou a representar um estilo próprio de “manifestação artística” americana.
O declínio deste gênero começou em paralelo ao crescimento do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, em meados da década de 1960.
Para saber mais sobre o assunto, confira os 6 Livros sobre o Racismo que todo mundo deveria ler.
Fonte: Significados
Comentários
Postar um comentário