Pular para o conteúdo principal

Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros


Biomas são conjuntos de ecossistemas (fauna e flora) que possuem características biológicas e climáticas próprias.

Os seis biomas continentais brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, e estão localizados conforme a imagem abaixo:

Biomas Brasileiros

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE:

  • A Amazônia possui uma área de 4.196.943 km², ocupando 49,29% do território brasileiro.
  • O Cerrado possui uma área de 2.036.448 km², ocupando 23,92% do território brasileiro.
  • A Mata Atlântica possui uma área de 1.110.182 km², ocupando 13,04% do território brasileiro.
  • A Caatinga possui uma área de 844.453 km², ocupando 9,92% do território brasileiro.
  • Pampa possui uma área de 176.496 km², ocupando 2,07% do território brasileiro.
  • O Pantanal possui uma área de 150.355 km², ocupando 1,76% do território brasileiro.

Características da Amazônia

Situada ao noroeste do país, a Amazônia é o maior e mais rico bioma brasileiro, ocupando quase metade do território nacional.

Estima-se que 10% de todas as espécies de animais e plantas do mundo podem ser encontrados na Amazônia. Essa biodiversidade é sustentada pelas condições climáticas de calor, umidade, abundância de água (devido aos rios e à chuva) e constante incidência solar durante o ano inteiro.

Amazônia

A Amazônia abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Internacionalmente, a Amazônia também abrange parte da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Tendo em vista a predominância da floresta amazônica na região, os maiores riscos ambientais ao bioma são a expansão da fronteira agrícola e o desmatamento.

Clima da Amazônia

O clima na Amazônia é do tipo equatorial úmido, uma vez que a região está próxima à Linha do Equador. Os índices de chuva são altos durante o ano inteiro devido a constante presença de vapores de água oriundos dos rios.

Fauna e Flora da Amazônia

O bioma amazônico é a região com maior biodiversidade no mundo. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente – MMA, os dados relacionados à biodiversidade amazônica são sempre estimativas, tendo em vista que diariamente são descobertas novas espécies de plantas e animais.

Atualmente, já foram catalogadas mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil espécies de planta. Acerca da fauna, acredita-se que seja composta por:

  • 427 espécies de mamíferos;
  • 1300 espécies de aves;
  • 300 espécies de peixes;
  • 378 espécies de répteis;
  • 400 espécies de anfíbios.

Entre as espécies típicas da Amazônia estão: arara vermelha, boto cor-de-rosa, onça-pintada, surucucu, etc.

Características do Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa a região central do país, abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Cerrado

Assim como a Amazônia, o Cerrado também é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo. Ainda assim, é o bioma que possui a menor porcentagem de áreas de proteção, sendo apenas 8% do seu território abrangido por unidades de conservação.

A expansão da fronteira agrícola e a exploração irresponsável dos recursos naturais fizeram com que o Cerrado se tornasse a segunda região que mais sofreu transformações no Brasil (após a Mata Atlântica), resultando na inclusão de 137 espécies na lista de animais ameaçados de extinção.

Clima do Cerrado

O clima no Cerrado é tropical sazonal, com períodos bem definidos de calor e chuva. A temperatura média durante o ano é de 24ºC, podendo chegar a 40ºC nos meses mais quentes e 0ºC nos meses mais frios.

Nos períodos mais secos (entre os meses de julho e agosto) a umidade do ar não passa de 30% facilitando a ocorrência de incêndios.

Fauna e Flora do Cerrado

O cerrado brasileiro é considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 11.627 espécies de plantas já foram catalogadas. Com relação à fauna, atualmente registram-se cerca de:

  • 200 espécies de mamíferos;
  • 837 espécies de aves;
  • 1200 espécies de peixes;
  • 180 espécies de répteis;
  • 150 espécies de anfíbios.

Entre as espécies típicas do Cerrado estão: beija-flor-de-gravata-verde, gralha do Cerrado, rolinha do planalto, etc.

Aprenda mais sobre o Cerrado e Características do Cerrado.

Características da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o bioma localizado no litoral leste, sudeste e sul do país, abrangendo parte de 11 estados e a totalidade do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

Mata Atlântica

A região é coberta por uma floresta densa composta por árvores de médio e grande porte. Como resultado da exploração humana, o bioma possui, atualmente, apenas 29% do seu território original.

Clima da Mata Atlântica

O clima na Mata Atlântica é quente e úmido devido às massas de ar vindas do oceano Atlântico.

Fauna e Flora da Mata Atlântica

Mesmo com o desmatamento, a Mata Atlântica ainda possui 35% das espécies vegetais do Brasil, com mais de 20 mil plantas catalogadas.

A fauna da Mata Atlântica é composta por:

  • 270 espécies de mamíferos;
  • 850 espécies de aves;
  • 350 espécies de peixes;
  • 200 espécies de répteis;
  • 370 espécies de anfíbios.

Entre as espécies típicas da Mata Atlântica estão: mico-leão-dourado, capivara, tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, etc.

Leia mais sobre a Mata Atlântica.

Características da Caatinga

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e está localizado no nordeste do país, abrangendo os estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

Caatinga

Por estar situada em uma região com longos períodos de seca, grande parte da Caatinga é marcada por paisagens desérticas, com solo pedregoso e baixa fertilidade.

Clima da Caatinga

O clima da Caatinga é tropical semiárido, marcado por longos períodos de seca devido às altas temperaturas e baixos níveis de chuva.

Fauna e Flora da Caatinga

A Caatinga possui uma vegetação campestre, típica de regiões com pouca chuva, como arbustos e cactos. Com os extensos períodos de seca, as plantas perdem as folhas e seus troncos se tornam secos e retorcidos.

A fauna da Caatinga é formada por:

  • 178 espécies de mamíferos;
  • 591 espécies de aves;
  • 241 espécies de peixes;
  • 177 espécies de répteis;
  • 79 espécies de anfíbios.

Entre as espécies típicas da Caatinga estão: jaguatirica, gambá, ararinha-azul, preá, etc.

Aprenda mais sobre a Caatinga.

Características do Pampa

O Pampa está localizado ao extremo sul do país, abrangendo somente o estado do Rio Grande do Sul. A região só foi oficialmente reconhecida como bioma em 2004 e consiste em um conjunto de planícies cobertas por campos pastoris.

Pampa

Clima do Pampa

O clima do Pampa é classificado como temperado subtropical, marcado por estações bem definidas ao longo do ano. Em geral, a temperatura é amena e os invernos são rigorosos, quando a ocorrência de geadas e neve é comum.

Fauna e Flora do Pampa

A flora do Pampa é composta basicamente por vegetações rasteiras, com mais de 450 espécies de gramíneas já catalogadas e, ao todo, mais de 3000 espécies de plantas. Com relação à fauna, estima-se que na região existam cerca de 100 espécies diferentes de mamíferos e 500 espécies de aves.

Entre as espécies típicas do Pampa estão: perdigão, gato dos pampas, pica-pau do campo, etc.

Saiba mais sobre o pampa.

Características do Pantanal

O Pantanal é o menor bioma brasileiro e está localizado no sudoeste do país, abrangendo uma pequena região do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Pantanal

O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo pois diversos fatores climáticos e geográficos dificultam o escoamento de água na região. Assim, muitas áreas do Pantanal permanecem alagadas por meses, enquanto outras ficam submersas por tempo indeterminado.

Clima do Pantanal

O clima no Pantanal é classificado como continental tropical, marcado por altas temperaturas. Devido à constante presença de vapores de água na região, os índices de chuva e de umidade do ar são sempre altos.

Fauna e Flora do Pantanal

A biodiversidade do Pantanal decorre especialmente das mudanças nos níveis de água durante o ano. A alternância entre períodos de seca e longos períodos de alagamento torna a região propícia para o surgimento de diversos tipos de vegetação. Atualmente existem mais de 1500 espécies de plantas catalogadas.

A fauna é composta por:

  • 90 espécies de mamíferos;
  • 600 espécies de aves;
  • 280 espécies de peixes;
  • 50 espécies de répteis;
  • 40 espécies de anfíbios.

Entre as espécies típicas do Pantanal estão: lobo-guará, macaco-prego, bicho-preguiça, porco-do-mato, etc.

Aprenda mais sobre o Pantanal.

Veja também:

Fonte: Significados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm

O que significa Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm Qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm é a sequência das letras nos teclados contemporâneos usados nos computadores e máquinas de escrever. Este layout também é conhecido por QWERTY , referente as seis primeiras letras do teclado. Originalmente, esta disposição das teclas foi criada e patentiada pelo inventor estadunidense Christopher Sholes, em 1868. Posteriormente, em 1873, a invenção foi vendida à E. Remington and Sons , uma marca de máquinas de escrever que aplicou diversas alterações ao layout original, fazendo com que ficasse mais semelhante ao modelo usado atualmente. A adoção desta configuração tinha como objetivo evitar o travamento das teclas da máquina de escrever mecânica. O seu mecanismo rudimentar fazia com que as teclas que representavam as letras mais próximas travassem o aparelho. Para isso, as teclas foram organizadas de modo a que as letras mais usadas na língua inglesa pudessem ficar separadas. O modelo QWERTY pode sofrer algumas mo...

Exemplos e modelos de procuração

Exemplos e modelos de procuração A procuração é um documento através do qual uma pessoa (denominada outorgante) transfere poderes para outra (denominada outorgada) para a prática de algum ato jurídico. Essa transferência poderá ocorrer através de procurações particulares ou públicas . As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas. Por esse motivo, as procurações públicas possuem maior eficácia jurídica,  sendo aceitas em qualquer órgão, além de possibilitar a emissão de certidões. Apesar de ser um documento formal, não existe previsão exata de como uma procuração deva ser redigida ou formatada. O Código Civil Brasileiro, em seu artigo 654, §1º exige somente que a procuração contenha: indicação do lugar onde foi passad a a identificação do outorgante e do outorgado a data e o objetivo da outorga a des crição e a extensão dos poderes conferidos No entanto...

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Exemplos de Formatação pelas Regras e Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entre outras atribuições, é responsável por padronizar a formatação de documentos técnicos, visando facilitar a sua compreensão e o acesso ao conhecimento científico. Essa padronização acontece através das normas da ABNT que, juntas, abordam todos os aspectos de formatação de trabalhos acadêmicos. Veja a lista das principais regras de formatação . Assim, para ilustrar melhor o assunto, reunimos alguns exemplos de documentos corretamente editados conforme essas regras. Capa e Folha de Rosto Conforme o exemplo acima, a capa deverá conter: nome da instituição de ensino, nome do autor, título e subtítulo do trabalho, número do volume (se houver mais de um), local e ano da entrega. Além desses elementos, a folha de rosto deverá conter: a natureza do trabalho, seu objetivo e os nomes dos examinadores. Folha de Aprovação A folha de aprovação, embora incomum na mai...

Significado da Cor Preta

Significado da Cor Preta A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito , morte , isolamento , medo , solidão . A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor , enquanto para outras é ausência de luz . A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegância , dignidade , luxo e sofisticação . É bastante comum ver pessoas vestidas de preto em eventos de gala, porque a roupa preta pode ser um sinal de classe. As cores podem despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso...

Significado de Diamante

O que significa Diamante O diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa  formada por átomos puros de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado, sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas. Para ser comercializada a pedra deve passar por um processo que inclui lapidação e avaliação de suas características. O diamante é a pedra mais valorizada no comércio de pedras preciosas e sua gema é utilizada para a confecção de joias de luxo . Por serem pedras muito resistentes também são usadas no setor industrial para atividades de escavação. Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração , principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. Origem do diamante O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado. As pedras existem há bilhões de anos e há relatos de que suas primeiras aparições na natu...

Significado da Escala de Glasgow

Significado da Escala de Glasgow A escala de Glasgow, conhecida também como a escala de coma de Glasgow (ECG) é uma escala de ordem neurológica capaz de medir e avaliar o nível de consciência de uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano. Esta escala é um método bastante confiável para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as primeiras 24 horas após o trauma e faz a avaliação baseada em três parâmetros: abertura ocular, resposta motora e resposta verbal. Sua avaliação também é utilizada como um recurso dos profissionais de saúde no prognóstico do paciente, além de ter grande utilidade na previsão de eventuais sequelas. Inicialmente, a escala foi criada em 1974, por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett, do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow (na Inglaterra). A proposta era desenvolver um método que medisse os níveis de danos neurológicos nos pacientes, determinando assim o tratamento adequado. Mais recentemente, ela passo...

20 Personalidades negras que mudaram o mundo

20 Personalidades negras que mudaram o mundo A história do Brasil e do mundo é cheia de exemplos de pessoas que fizeram a diferença e que contribuíram para um mundo mais igualitário. Elas deixaram sua marca na política, no ativismo, na música, no esporte, no cinema e na literatura. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra , marcado em 20 de novembro, conheça agora algumas histórias inspiradoras de personalidades negras que deixaram sua marca no mundo. 1. Nelson Mandela (1918 - 2013) Nelson Mandela foi um dos mais conhecidos representantes do Continente Africano. Foi um líder político e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Desde os tempos da faculdade de Direito já demonstrava uma liderança política motivada pela preocupação com a juventude e a população negra africana. Ainda na faculdade ingressou no movimento estudantil e fez suas primeiras manifestações políticas, posicionando-se contra o apartheid . Mandela foi o mais conhecido líder rebelde contra o apartheid , o...

Significado das Cores

Significado das Cores Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. É a impressão produzida na retina do olho pela luz depois desta ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos. Por isso, dizemos que os objetos não têm cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza. Quando uma luz incide sobre um objeto, ele vai absorver e refletir os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético . A cor que o objeto apresenta coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano. Uma cor não pode ser definida como uma entidade isolada, porque a percepção que temos de uma determinada cor pode alterar quando ela se encontra perto de outra cor que é sua complementar. Por exemplo: o mesmo tom de vermelho parece mais int...

Significado de Hexagrama

O que significa Hexagrama Hexagrama é uma forma geométrica com o formato de uma estrela de seis pontas , composta por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. O hexagrama é considerado um dos símbolos do judaísmo , sob o nome de Estrela de Davi ou Selo de Davi. Tradicionalmente, no entanto, o hexagrama também é usado em diferentes culturas pagãs, principalmente entre os esotéricos e feiticeiros. Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc). Algumas vertentes ocultistas ainda relacionam o hexagrama com o satanismo e a bruxaria, simbolizando um selo de invocação de espíritos, demônios e anjos. De acordo com o tipo de seita ou doutrina, os hexagramas costumam variar de aspecto, mas mantendo sempre a base das seis pontas. Saiba mais sobre o significado do Ocultismo e do Pentagrama . Hexagrama e Estrela de Davi Existem algumas diferenças que costumam passar despercebida...

Significado de Hang loose

O que significa Hang loose Hang loose é uma expressão em inglês e um sinal corporal (feito com as mãos), utilizado em uma conversa informal para dizer que 'está de boa' , 'tudo tranquilo' , 'tudo na paz' ou que 'a situação está sob controle' . A expressão e o sinal são usados principalmente (e originalmente) entre os surfistas, mas devido a grande popularidade que o símbolo ganhou a partir dos anos 80, hoje em dia é usado por várias culturas ao redor do mundo como um sinal de cumprimento. O gesto consiste em deixar apenas o dedão e o dedo mindinho levantados, enquanto que o 'apontador', 'anelar' e 'dedo do meio' ficam para baixo. Origem do Hang Loose A lenda da origem do  hang loose remonta para o Havaí de 900 anos antes de Cristo. De acordo com as histórias tradicionais da região, um jovem rei chamado  Tahito - também conhecido como  Moiheka - fez uma longa viagem entre o  Tahiti e o  Havaí , surfando todas as ondas que enc...